terça-feira, 29 de novembro de 2011

Belo Monte: Eis a questão!

Em tempos de crise, a moda agora é falar. E, vou dizer uma coisa, a galera tem falado... falado muito. A bola da vez é a tal Usina Hidrelétrica de Belo Monte. É vídeo pra lá, é vídeo pra cá. Cada um que diga uma coisa. Com tanta gente "aos berros" na rede, decidi ler sobre o assunto.
Rio Xingu - Pará
A polêmica começou quando um grupo de atores globais produziu "É a Gota d'Água" . Um vídeo onde eles divulgam o movimento homônimo contrário à construção da hidrelétrica no Pará. A convite, milhares de pessoas vem assinando um abaixo-assinado que pede a interrupção imediata das obras e o início de debates abertos com a  sociedade civil sobre o assunto. OK!
Não demorou, o humorista Rafinha Bastos, revestido de todo o seu humor sarcástico,  trouxe a público o seu 'vídeo-protesto'. Desta vez, nada contra (muito menos a favor) a obra no Rio Xingu, mas detonando o discurso, segundo ele, infundado e vazio dos globais.
Daí não parou mais. Um grupo de estudantes da Unicamp também resolveu criticar os críticos e apoiar o governo.
Fato: opinar sobre o assunto é difícil. No Brasil, existe uma necessidade real por mais energia. Belo Monte terá capacidade bem parecida com a de Itaipu (Brasil-Paraguai), a segunda maior do mundo. O que promete atender em 40% a nossa demanda de energia.
Por outro lado, pesam, sim, os inegáveis e estrondosos impactos ambientais. A fauna e a flora locais, como em qualquer obra de grande porte, vão sofrer diretamente esses efeitos.

Bom, se tudo continuar como está, a montagem eletro-mecânica da usina começa em 2013 e a primeira unidade geradora tem o início das atividades previsto para 2015.

Pelo jeito, muita água ainda vai rolar....

Qual o preço do progresso?






♪ "Não diga que a canção está perdida (...)" - Raulzito

Nenhum comentário:

Postar um comentário