quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O que você quer ver?

Essa semana muito se falou sobre a troca de Fátima Bernardes da bancada do Jornal Nacional após 14 anos por Patrícia Poeta. Até cogitou-se uma virada política do alto escalão da Rede Globo. Ali Kamel versus Amauri Soares (será?). Vou dizer uma coisa... Na boa? Que seja!! Eu, você, o meu vizinho, e outros zilhões de telespectadores do JN não estamos preocupados com os embates de poder de diretor "x" com diretor "y".
Quer saber por quê a Globo mantém seu público fiel? Porque, fake ou não, ela faz esse público se sentir importante. Quando Willian Bonner avisa que o Jornal do dia seguinte vai começar com 3 minutos de antecedência... isso se chama Respeito. Com "R" maiúsculo. É isso que importa. Muito mais que o "furo" de reportagem.
É preciso lembrar que nós telespectadores somos clientes. Nós precisamos, e queremos, essa satisfação. Essa resposta à nossa audiência. Emissoras mudam os horários dos programas - isso sem falar quando os tiram do ar - e sequer avisam. Os apresentadores assumem e deixam os comandos desses mesmos programas e nem dá tempo de memorizar seus nomes.
Eu não estou aqui para colocar a Rede Globo num outro patamar. Mas eu gostaria, profundamente, que as demais emissoras copiassem da Globo o que há de bom.

Respondendo à pergunta do título deste texto, tenho certeza que você, assim como eu, quer uma programação de qualidade, feita com carinho e respeito à nossa escolha e à nossa inteligência (claro).






♪ "vê se me entende pelo menos uma vez, criatura! (...)" - Titãs

Um comentário: